Este projecto nasce em 2013 com uma filosofia de preservar e valorizar o património material e imaterial da Casa de Santar e Magalhães, envolvendo a localidade onde se insere em prol do desenvolvimento social, cultural e económico da região. Observou-se que Santar tem uma particularidade única, a vila é atravessada no seu âmago por terraços de jardins em contínuo: Casa de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Santa Casa da Misericórdia de Santar, Jardim dos Linhares, Casa Ibérico Nogueira, Casa das Fidalgas, Casa da Nossa Senhora da Piedade….e, tanto a montante como a jusante, debruçado sobre jardins de vinhas que marcam fortemente o carácter do lugar. O projecto consistiu em enobrecer e valorizar esta mais ampla singularidade, que se estende urbanisticamente em todos os recantos, deixando-nos descobrir os seus segredos, as suas vistas e os seus encantos.
Para isso foi preciso quebrar muros, fazer pontes e juntar jardins, criando uma narrativa: visitar Santar, vila histórica, através dos seus jardins e vinhedos, estando agora aberto ao público.
No que respeita ao vinho, mantemos uma posição minoritária na Sociedade Agrícola de Santar SA (Global Wines) onde é produzido o vinho Casa de Santar, mas decidimos, com concordância institucional de ambas as partes, desenvolver uma vertente de vinhos boutique e de excelência com as uvas produzidas nas melhores parcelas de vinha das várias casas que se juntaram a este projeto, dando lugar a dois vinhos, o Santar Vila Jardim e o Memórias de Santar, este ultimo proveniente da primitiva parcela que deu origem ao vinho Conde de Santar. Nasce assim a empresa Santar Vila Jardim Wines lda.
O vinho vinificado na originária adega da Casa de Santar e Magalhães, integrada nos jardins, e pertencente à família, tendo sido totalmente modernizada permitindo a vinificação e o estágio das uvas.